Desmistificando o feminismo

Nós, mulheres, existimos! “Existimos, mas a que será que se destina?”
Existimos para quê? Para assegurar a perpetuação da espécie? Para casar, criar e educar os filhos? Poupem-nos de tão limitado destino!
Nascemos para ser o que somos e sermos muito mais! Ser tudo quanto pudermos e quisermos, ser. Somos para ser e viver!
Vamos começar falando o que não é feminismo: não é simbologia de mulher mal amada, não é mulher que odeia homem, nem tão pouco mulher que quer ser como homem.
Feminismo é um movimento emancipacionista, nascido no século XIX, que tem socialmente como principal característica a luta pela igualdade de gênero entre homens e mulheres, no âmbito do trabalho, dos direitos civis, da justiça. Prevê a participação da mulher de forma efetiva na sociedade e na política. Com paridade de salários, quando ocupam os mesmos cargos e funções que os homens, o incentivo para exercer cargos políticos e em profissões que são desempenhadas, majoritariamente, por homens.
Precisamos normalizar a presença da mulher onde ela quiser, sem sermos constrangidas com piadas machistas ou comentários que nos menosprezam. Parar de enxergar a mulher como um objeto de prazer ou defini-la pelo tamanho da bunda ou do decote.
Faz-se necessário empoderar mulheres, desde a educação básica, ainda na infância, para que cresçam, seguras, fortes e livres de preconceito, com visão de futuro para além da maternidade, do casamento, dos cuidados domésticos e com os filhos.
É preciso empoderar as mulheres nas escolhas. Cada uma de nós com a prerrogativa de escolher, ser e fazer o que quiser. Livre das pressões sociais, dos padrões do patriarcado, em que elas têm que casar e ter filhos, caso contrário, não serão vistas como pessoas bem sucedidas.
Somos mulheres, somos multidão. Somos múltiplas, com realidades bem diferentes, educação, meio social, orientação sexual e pensamentos distintos, mas com o desejo comum de sermos aceitas, respeitadas e livres.
Mais didático, impossível!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s