EuTambismo

“EuTambismo” foi o nome que dei a uma espécie de “Síndrome” (ou mania, mesmo), visíveis em alguns processos da comunicação.

Já repararam nas pessoas que param tudo que o outro fala ou expressa, dizendo: “Eu também”?

Seria tal prática que chamo de “Síndrome de EuTambismo”

– Eu também fui

– Eu também li

– Eu também vi

– Eu também acho

– Eu também sinto

– Eu também conheço…

Quase um vício que muitas vezes acaba gerando a falta de um outro que seja só escuta, que apenas ouça de forma interessada, acolhedora, empática, curiosa, educada. Tudo que alguém necessita do seu interlocutor em determinados momentos. Já parou para pensar que essa mania rouba desse outro o prazer de compartilhar sua simples novidade, quando ávido por comunicá-la vai sofrendo uma série de interrupções desatentas.

Tentando compreender um pouco mais o “EuTambista”, dentre outras coisas, identifiquei ânsia, desejo um tanto desordenado de competição, “sombra”, gente que quer ser brilho o tempo todo, que não compreende que pode ser bom, gentil, até terapêutico, deixar o outro ser…

Comunicação é respiração. Respirar para falar e também para escutar pode fazer a diferença se desejamos uma troca sem ansiedades… Porque não possibilitar a alguém ser o dono da sua fala, somente e ponto?

Sinto que o ideal nos processos de comunicação é a arte de chegar ao outro transitando por uma via de mão dupla – regular o ouvir e o falar, prestar atenção na emissão e recepção no diálogo. Em tempos de tanta gente com assunto, às vezes, tudo que uma pessoa precisa é ser ouvida por alguém que se importe com quem fala.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s