Web Rádio: você já ouviu falar?

Se você acompanha esta coluna, já ouviu sim

Todos os dias, dezenas de web rádios novas entram no ar. Desde o início dos anos 2000, quando elas começaram a virar tendência no Brasil. E continuam se proliferando, apesar da concorrência com Spotify, Deezer e demais streamings. Mas, de forma geral, sinto que as pessoas ainda não entendem muito bem o que é e, muitas das vezes, nunca ouviram uma web rádio. Por isso resolvi escrever especificamente sobre isso.

Este sou eu, gravando “Nasci Para Bailar”, um programa de MPB da Matula Web Rádio.

Outros fatores também me trazem a esta escrita. Há alguns meses estreei um programa na rádio online e me encontro completamente apaixonado por esta modalidade. Então vim te apresentar um pouco deste (incrível) mundo. 

Antes de partirmos objetivamente para isso, quero compartilhar uma fala do Beto, criador da Matula (veremos a seguir), onde ele diz: “Eu acho super legal não saber qual a próxima música que irei ouvir, tem essa coisa da surpresa. Além de ser orgânico: tem uma pessoa fazendo a seleção dessas músicas e conversando com você”.

Agora sim, vamos às ferramentas para que você também mergulhe nessa surpresa:

Qual a Diferença da Rádio convencional para a Web Rádio?

Essa é uma dúvida comum, mas simples de entender. As rádios convencionais (AM ou FM) possuem limite de alcance da sua transmissão, enquanto as transmitidas online não tem barreiras geográficas, basta ter um dispositivo com acesso à internet.

Outra diferença fundamental é quanto ao financiamento. Para transmitir o sinal AM ou FM, você precisa enfrentar bastante burocracia e fazer um alto investimento. A necessidade de obter receita suficiente para pagar a empreitada, não permite uma programação de nicho. Por isso, de maneira geral, as rádios convencionais tocam o que está no mainstreaming e, dificilmente, abrem suas portas para experimentações.

A web rádio é barata e, na maioria das vezes, de produção caseira. Praticamente qualquer um pode criar o seu próprio programa e até a sua própria rádio online. Isso permite um acesso muito democrático e programação extremamente diversa.

Preparei abaixo uma lista com algumas web rádios que melhor representam a sua categoria, assim você pode experimentar bastante de todas as suas vantagens:

Matula Web Rádio

Criada em Belo Horizonte, mas com relações por todo o país, a Matula Web Rádio é uma iniciativa coletiva que surgiu com a proposta de oferecer uma programação qualificada, diversificada, inclusiva e gratuita aos seus ouvintes. Sem se limitar ao mainstream, a Matula é uma alternativa às rádios tradicionais, abrangendo assim vários estilos e nichos.

Homepage da Matula Web Rádio

Com músicas 24h e a grade recheada de programas incríveis, um outro grande atrativo da Matula é o chat ao vivo, que permite a interação entre ouvintes e locutores. Assim é possível fazer comentários, pedir música e fazer amizades.

Web Rádio Veneno

A Veneno nasceu em São Paulo, da ideia de unificar e solidificar as mais diversas iniciativas culturais. A web rádio comporta programas de muitas vertentes, dialogando com diferentes estéticas e conceitos. Dispondo de uma programação 24 horas por dia, a rádio também é responsável pela criação de eventos e conteúdo sempre visando promover os nossos artistas residentes.

Homepage da web rádio Veneno

Recentemente (em maio) eles estrearam o programa “OuVisse”, um espaço dedicado a artistas, Djs e produtores de música eletrônica no Nordeste.

Mutante Rádio

A Mutante Web Rádio é uma iniciativa totalmente voltada ao alternativo e ao underground. Atuantes desde abril de 2016, os mais de 100 locutores, espalhados por vários lugares do mundo, focam em oferecer músicas inéditas de bandas ainda desconhecidas do mainstreaming. 

Homepage da web rádio Mutante

Rádio Frida Rock

Diretamente de Porto Alegre, a Web Rádio Frida Rock se dedica a experimentar novos olhares sobre o universo feminino e feminista. Além de valorizar a cultura negra e LBTQIA+. Com discussões de temas variados, como política, economia e cotidiano. E, claro, muita música!

Homepage da web rádio Frida Rock.

Vale ressaltar que tanto a Mutante, como a Frida Rock, fazem parte de uma rede de web rádios que se apoiam ao redor do mundo. Inclusive compartilhando programas e locutores. Nos sites de ambas, é possível ver a lista completa.

Segundo Ricardo, um dos Integrantes da Mutante, “se você ouve uma web rádio, você está ajudando a transformar cada vez mais a música em algo incrivelmente democrático, principalmente nos dias de hoje”.


Agora é só escolher por onde começar e apertar o play!

Sobre o autor:

Publicitário e Produtor Cultural. Colunista, pesquisador musical, colecionador de discos e amante da diversidade de movimentos artísticos do Brasil.

Instagram: @adonaielias.m

Até a próxima! 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s