Música da Alma

Por Coletivo Abayomi

Cantar, dançar, batucar são elementos fundantes e complementares das culturas pretas. Por isso tudo o que se movimenta – e tudo está em movimento – tem Musicalidade. Entre todos os valores africanos, este é onipresente e ininterrupto, reconhecê-lo é admitir que tudo tem seu tempo, seu ritmo e, por assim dizer, seu momento.

Cantamos choros de saudade e de dor, pelos que perdemos na travessia e pelas diversas violências infringidas aos nossos corpos, cantamos como forma de manutenção das nossas línguas, forma subliminar de comunicação e resistência, cantamos quando festejamos e quando partimos o tempo para unir Orúm e Ayê e, a cada canto, a cada ponto, iniciamos um novo encanto. 

Encantados, corpo e voz, cientes de sua inteireza e completude, presentes em todo movimento que manifesta a passagem do tempo, são, tanto compositores dessa “orquestra mundo”, quanto notas musicais deste “concerto vida”.

É nessa “jam session” que vamos aos poucos dançando, ora mais acelerados, outras “dois pra lá-dois pra cá”, às vezes ao som do nosso coração e muitas outras ao som que a banda toca, contudo, saber ouvir é fundamental! Ter um ouvido musical para a vida e reconhecer de onde vem a vibração que te impele a se movimentar é imprescindível para que o corpo esteja sempre em compasso.  Reformulado o pensamento: não ouça apenas com os ouvidos, ouça de corpo todo.

Diante disso fica o questionamento: Qual é a sua musicalidade? Você está em harmonia com o ritmo que te habita? A música da sua vida está em harmonia com o som ao seu redor?

Saber escutar é se permitir escolher o que escutar, é ter domínio sobre a musicalidade que te cerca e, sobretudo, da qual você emana.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s