Um dos sentidos, sentido.

Por Samya Régia Antero


 Existem pessoas que afirmam que o melhor cheiro do mundo é o aroma de café, logo que acordamos, é verdade. Cheiro de café coado é bom demais! Hoje, quando eu estava fazendo o café, deu-me esse estalo e percebi que não paramos para  pensar nessas sensações. E o olfato é um dos cinco sentidos mais importante dos seres vivos, que tem como função básica, aliado à visão, a audição, ao tato e ao paladar, interpretar o ambiente e captar os diferentes estímulos que nos rodeiam . Resolvi, então, aproveitar a deixa e pensar no assunto, pois, raramente paramos para prestar atenção nessas sensações, sentimos e pronto. É o chamado ato involuntário, estamos quase sempre no “piloto automático” e com isso, vamos deixando pelo caminho, emoções tão prazerosas… Nosso olfato é algo próprio, particular, peculiar. Vocês já pararam pra pensar nas sensações, recordações,  imagens que  nos vêm quando, por exemplo, colocamos um bebê no colo e sentimos seu cheiro? Cheiro de filho conta uma história gigante, cheia de emoções. Quantas viagens nesse cheiro… É mágico, transcende. E o cheiro do cangote da pessoa que  amamos e que marca nossa vida? Dando certo ou não, a relação, onde quer que sintamos o perfume, vamos lembrar do momento, do beijo, do arrepio… E aí, tem aquele cheiro, que todo mundo conhece, que é o cheirinho do colo de mãe… Melhor refúgio e maior fortaleza. Cheirinho de mãe não tem igual. E o que  podemos falar do cheiro da nossa comida preferida, invadindo toda casa, ou quando chega à mesa do nosso restaurante favorito? Gente!! E cheiro de chuva, na terra molhada, quem não ama? Todo mundo tem uma história pra contar de chuva… Um banho inesquecível, uma situação engraçada, uma rede na varanda, olhando a chuva cair. Dividir o edredom com quem nos aquece a alma, um filme… Um vinho ou um café quente, tudo combina com chuva. Tem um cheiro que  amo e quem entende da arte vai compreender… Tem coisa melhor que cheiro de livro novo? Cheirinho de mar, quando voltamos para casa com ele tatuado no corpo, e de alma lavada. Cheiro de chocolate!! Especialmente, quando a gente faz brigadeiro e ele inunda a casa, remete-nos as melhores recordações da infância. Cheiro de carro novo? Esse, estou, doidinha pra sentir kkkkkk Ah! Existe coisa mais excitante que cheiro de pele na nossa pele, depois de um momento quente de amor?

E aí, qual cheiro que te traz saudade ou que te enche de emoção positiva? Comenta aí.

Meu nome é Samya Régia Antero, sou psicoterapeuta. Terapia é um presente que todo mundo merece se dar.
Amo cozinhar e escrever. Cozinhar é uma forma de demonstrar meu amor pelas pessoas… e escrever, além de terapêutico, é um ato revolucionário.
Sou casada com Luiz Carlos, mãe do João Pedro e do João Vítor, tudo por eles e com eles.

9 thoughts on “Um dos sentidos, sentido.

  1. Samya, já falei muitas vezes em nossas conversas o quanto admiro e acho linda a maneira com que ela escreve, a leveza que ela trás no dom das palavras.

    Gostar

  2. Adorei o texto já quero a continuação com os outros sentidos.
    Falando em sentidos e terapia… Os aromas tem um papel importante no bem estar e saúde do nosso corpo, estudos comprovam que estar a frente de uma cachoeira e sentir aquele aroma aumenta os níveis dos hormônios do prazer e felicidade sendo terapêutico para o tratamento de diversas doenças da mente… Quem não se sente bem sentindo a brisa do mar? Ou o orvalho da manhã?
    Aromaterapia já vem sendo aplicado até para o tratamento do Covid pelo SUS.
    Texto super importante, obrigado pelo compartilhamento. 😊

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s