Memórias de carnaval

Foi só no ano de 2020 que tive minha iniciação no carnaval.
Nos anos anteriores me mantive distante, tanto por não gostar das multidões e da excessiva euforia que elas carregavam e que deixavam seus corpos, nas ruas, avenidas e nos litorais, como pelo fato de ter vivido infância e adolescência no sertão, onde o carnaval me era apresentado quando meu avô, no rádio já gasto pelo tempo, sintonizava uma frequência para ouvir marchinhas carnavalescas.
Também havia numa rádio popular uma programação especial com músicas baianas, onde prevalecia o axé.
Foi num dia de carnaval, ainda em minha infância, tocava no radio a canção de Daniela Mercury “O canto da cidade”, quando nos chegou a notícia trazida da cidade, de que minha suposta bisavó paterna que estava já muito velha, havia partido.
A notícia e a canção me ficaram entrelaçadas e eu nunca me esqueci daquele carnaval e do conflito que o entrelaço me gerou.
Pessoalmente, acho o carnaval demasiado para o que carrego em mim.
2020, este que será para sempre o ano de muitas iniciações me lançou de casa rumo ao bairro Benfica num sábado de carnaval, adequadamente vestida para a cerimônia inicial.
O impulso não viria solitário, pois eu jamais faria tal desvario sozinha, mas partiu da iniciativa de amigas, que milagrosamente transformaram-me.
Naquele dia aceitei iluminar os olhos e tingir os lábios com uma cor que não me era habitual para o tingimento dos lábios, e aceitei usar roupas íntimas para a minha iniciação.
Guardo aquela tarde de muito calor, calafrios, odores, maracatus, até à volta para casa, a pé, do bairro Benfica para Varjota, com passagem no show do Gil, na Praia de Iracema.
Naquela ocasião estive melhor por ter encontrado em meio aos foliões, queridos e queridas.
Esta é toda a minha relação com o carnaval, estou agora escrevendo e vendo a chuva cair, molhar a terra, nesta terça-feira de carnaval sem carnaval, em que não vejo motivos para outra escrita.

One thought on “Memórias de carnaval

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s