A força dos instintos na vida de uma pessoa

Instinto autopreservação dominante inconsciente Eneagrama Fortaleza
Instinto dominante inconsciente

Tenho observado em meus atendimentos terapêuticos cada vez mais como nossos instintos atuam num plano de fundo inconsciente no nosso cotidiano, rotina, relacionamento, trabalho, família. Os instintos basicamente são divididos em 3 categorias essenciais: autopreservação, social e sexual.

O auto preservação é a energia ou movimento de se auto preservar como o próprio termo já o define. Quanto mais eu direciono meu tempo, minha energia para esse propósito em cuidar do meu corpo, cuidar dos alimentos que trago para mim, quanto mais energia dedico em deixar a casa limpa, ornamentada, organizada, com contas pagas em dia, mais esse instinto atua forte em mim.

Quanto menos energia eu dedico nesse sentido de me autopreservar, quanto menos eu olho para minhas necessidades básicas como sono, fome, sede, frio, calor, local organizado, alimentos saudáveis, menos energia esse instinto atua em mim. Vale trazer o entendimento de que não existe o certo, nem o errado, são apenas percepções do eu, como eu posso lidar com “isso “ melhor e de forma mais saudável.

Instinto social em ação Eneagrama Fortaleza
Instinto social em ação

O social é a energia ou movimento de se socializar em grupos, expor-se diante de redes sociais, liderar grupos, fazer palestras, facilitar Workshops, realizar lives em redes sociais e sair com grupos de mais de 4 pessoas simultaneamente.

Quanto mais eu faço isso com frequência, mais esse instinto atua dentro de mim, naturalmente. Quanto menos isso ocorre dentro de mim, reprimido ele se torna no meu movimento diário.

Instinto sexual Eneagrama Fortaleza
Instinto sexual

O sexual ao que se parece apenas a questão ou quesito sexual vai muito mais além disso. O instinto sexual é a minha capacidade de me conectar ao outro única e individualmente. Quanto mais conexão e intensidade eu faço, mais forte é esse instinto dentro de mim.

Existe nesse cenário a influência num pano de fundo da energia sexual atuando de “forma sutil”. Digo “sutil”, porque na verdade ela é intensa, possessiva e pode gerar até situações desagradáveis se em excesso. Vamos falar sobre isso mais na frente..

De outra forma, quanto menos energia eu coloco em me conectar a uma pessoa um-um de forma intensa magnética, menos esse instinto é forte dentro de mim.

Tomar consciência desses instintos inconscientes não são reprimi-los. Pelo contrário, são libertar-se deles! Quando eu trago entendimento disso, eu posso conscientemente sair do “piloto automático” e ir para um lugar consciente que eu decida.

Outra coisa é que todos nós temos um pouco dos 3 instintos dentro de nós. Ou seja as 7 bilhões de pessoas no planeta (até agora se o Covid-19 não reduzir isso no futuro… torçamos que fique como está…) possuem esses 3 instintos dentro de si. Se fossem os 3 equilibrados(cada um 33%, 100%/3) seria tudo maravilhoso…. Mas não são!

 Por conta da história de vida individual, criação de pais, avós, irmãos, tios, primos, família, tradições religiosas, crenças, existem infinitas possibilidades de percentuais de cada pessoa desenvolver esses percentuais individualmente. O fato é que esses percentuais são o menos importante. O que realmente importa é a pessoa identificar:

  • Qual é o dominante;
  • Qual é o 2º dominante;
  • Qual é o reprimido;

Essa combinação matematicamente pode ser gerar 6 possibilidades de cenários diferentes para diferentes contextos. Vale entender também que mesmo que eu seja de um mesmo cenário de possibilidade de outra pessoa, ainda assim a minha história e contexto será diferente daquela pessoa de mesma possibilidade.

Por exemplo: Se eu sou autopreservação dominante, sexual 2º dominante e social reprimido e outra pessoa possui esse mesmo cenário de possibilidade, ainda assim serão pessoas diferentes, pois o percentual por exemplo do 2º dominante sexual em mim pode ser mais forte que no outro e isso por si já muda tudo..

E você deve estar se perguntado: e o que isso interessa para mim? Vamos pegar esse mesmo exemplo acima. Dentro do atual contexto em que estamos de isolamento parcial com as pessoas e trazendo rotinas do dia a dia, se eu sou auto preservação dominante, eu trago energia em trabalhar, pagar as contas em dia, cuidar da minha casa, regar as plantas.. até aí tudo ótimo.

Quando essa energia torna-se excessiva, eu de forma inconsciente acabo comprando muito mais do que preciso no supermercado, acreditando que preciso estocar comida, fazendo estragar muita coisa, eu acabo ficando em casa de forma demasiada, comendo em excesso e combinado com o social reprimido, isso torna-se um convite a ficar em casa sempre! Nada contra ficar em casa. É maravilhoso.

Também é maravilhoso eu sair com os casais amigos em um restaurante, é maravilhoso eu ir para um churrasco com amigos num sábado a tarde, assim como também é fantástico eu aproveitar uma casa de praia num final de semana. No entanto, por causa do instinto de se auto preservar associado ao social reprimido, eu me saboto nesses movimentos e perco oportunidades únicas que nunca mais virão daquela forma!

Isso é um exemplo dentro de vários contextos e cenários de possibilidades que vamos dar seguimento nos próximos artigos. Vamos juntos nessa jornada. Venha mergulhar nesse “mundo paralelo”, converse conosco e agende uma sessão ou uma conversa aonde você poderá trazer tomadas de consciência incríveis para mais de 40 conteúdos emocionais. Venha vivenciar o Eneagrama e os instintos associados a eles na sua vida e como isso se manifesta nela hoje. A inteligência emocional jamais foi tão acessível para você! 😊

4 thoughts on “A força dos instintos na vida de uma pessoa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s