Diria que um tempo sombrio paira sobre nossas cabeças e inevitavelmente acabamos por questionar nossa existência.
Que pulsão seria essa, segundo Freud?
Qual é a essência dessa existência, diria Kierkegaard?
Que tipo de diálogos teríamos se esses referenciais ainda estivessem entre nós?
Quando falamos sobre existencialismo os questionamentos são tantos.
Mundo líquido? Bauman me ajuda, “please” !!!!
E então, caimos na pergunta mor.
O que é existencialismo?
Na minha concepção é um tanto quanto estranho falar sobre esse assunto, particularmente me dá um certo nó na garganta, porque a vida vai passando e, sei lá, fica cada vez mais difícil reavaliar significados.
Imagino que a suavidade seja um caminho.
Fazer da existência uma afirmação constante de alteridades, se a realidade da mesma nos aprisiona ao compasso ritmado da vida, talvez seja preciso experimentar a imprecisão do acontecimento.
Caminhar num passo peripatético e mutante e a cada passo um traço de nós se (des)faz.
Talvez encontrar encanto no acaso.
Dizer sim à vida.
Viver é movimento!!!
Viver é possiblidades!!!
Quiçá poesibilidade, não é mesmo?
Gosto de uma frase de Soren Kierkegaard que diz “A vida não é um problema a ser resolvido, mas uma realidade a ser experimentada”.
Voltando aos dias atuais, penso que a modernidade é a era em que nossa existência (social) depende do olhar dos outros: acabamos por ser o que conseguimos fazer que os outros acreditem que somos.
Se você não ganha likes suficientes, você acaba não se reconhecendo.
No final das contas seu espelho e seu travesseiro não bastarão.
A filosofia do contente é uma armadilha de consumo. A existência tem amplitude, que inclui: medos, perdas e dores.
E aí, quem é quem para dizer quem é o quê?
Douglas de Miranda, uma mistura de paulistano de nascença, cearense de alma, pai do Gabriel.
41 anos. Estudante de psicologia. Amante das Artes
Lugar ArteVistas é uma nova forma de conseguir informação. Assista, sinta, viva este lugar de encontros, conversas, respeito, pertencimento e diversidade. Com atitude e construção de relação afetiva com as artes e os lugares por onde passa.
Revista eletrônica cultural que propõe viver a arte em todas as suas formas e lugares. Ao promover trocas, aprendizados e novas percepções de existir tendo como base o respeito e a responsabilidade de cada um sobre o mundo. Fazendo do lugar onde estamos melhor para existir. Foi com esse desejo que o projeto Lugar ArteVistas teve início, em junho de 2012, em forma de uma revista eletrônica hospedada no YouTube a qual cada programa é um minidocumentário focado na trajetória e experiências dos ArteVistas (entrevistados) e do Lugar onde estão inseridos.
Idealizado e desenvolvido pela atriz e jornalista Roberta Bonfim, com a participação de inúmeros colaboradores, o Lugar ArteVistas - arte onde estiver, tem como fio condutor a arte nas suas mais variadas formas e lugares de expressão e surgiu de uma provocação vinda do mercado de comunicação tradicional: a de que a cultura, por si só, não é um produto de cunho comercial. Hoje, com mais de 80 programas gravados nos estados do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, de forma totalmente independente e com a colaboração de amigos e parceiros, a Lugar ArteVistas vem mostrando que é possível discutir cultura de uma forma reflexiva e livre de amarras.
Nestes quase cinco anos, passaram pelas lentes ArteVistas nomes consagrados do cenário artístico nacional, desenvolvedores e pensadores culturais, artistas urbanos, poetas, humanos demasiado humanos. Gravados nos mais diferentes cenários, mas tendo como pano de fundo a cidade como espaço de integração e troca. A escolha das personas é instintiva e os bate-papos são marcados por emoções e conexões que inspiram e inquietam. E é esse o foco, inspirar relações afetivas, propor conexões e exercitar o respeito, tendo como caminho a arte em toda sua diversidade.
O principal objetivo é conversar de forma reflexiva e livre de amarras, ao promover e compartilhar encontros entre a arte, lugares, histórias, pontos de vista.
É o desejo de habitarmos um lugar mais respeitoso e justo que nos move.
#lugarartevistas #arteondeestiver #gratidão #simbora #arteeconexao #relação #amigos #voluntariado #artenarua #arteamor #humano #ooutro #sers #lugar #maisamor #respeito #fé #ideologia #amigos #compartilhamento
Ver todos os artigos de Lugar ArteVistas #arteondeestiver