Nas Balanças da Vida

Roberta Bonfim.

Começo dizendo que comecei a quarentena emagrecendo, foram embora de cara 04 quilos, comemorei e quis crer que seguiria assim, cheguei mesmo a pegar aquele short lindo que há uns dois anos não passa do meu joelho e deixar ele à mão. Mas, depois da farra que fiz no meu aniversário, nunca mais consegui voltar à disciplina do princípio, por algumas razões, uma delas e que talvez seja a causa matriz de tantas outras questões, é que como compartilhei semana passada venho traindo e me deixando ser traída, ao mesmo tempo, por mim e pelo outro, que pode ser inclusive você que neste instante me lê, mas não há qualquer problema, pois a balança que diz que estou com 80 quilos, não sabe quanto andou pesando minha alma, e se você me traiu saiba que te perdoo. É que neste exercício árduo de me perdoar, perdoar o outro virou tarefa mais fácil. O fato é que esta alma vem aos poucos se esvaziando, é que ando assim, em estado de esvaziamento. Mas, ainda como, literalmente as minhas emoções, e com isso entendo que preciso de Matheus e Bia por perto para serem exemplos motivacionais próximos, além de possíveis fornecedores de caminhos. E entendo que preciso de Lorena Armond e seus hambúrgueres de lentilha sem igual, além de sua câmera e olhar sensível. Por falar em olhar tem Jether Junior. E bem, eu amo ver o mundo através das lentes deles.

E relembrei uma máxima que sei faz tempo, que diz: “somos resultado dos que nos cercam” E a você, quem cerca? Somos nós que escolhemos de quem queremos estar cercados. Quais as pessoas que em estando por perto te levam às suas máximas potências? Foi essa a pergunta que comecei a me fazer. E são desses seres que ando buscando me cercar, para ter pulsão e força de ser exatamente quem sou. É que me perdi no caminho, faz tempo e as migalhas também se perderam. E deve ser por isso que existem esses seres mágicos que podemos chamar de amigos.

Olhei a Mafalda na porta da minha geladeira e comecei a enviar algumas mensagens para alguns que sabem tanto mais que eu e que só de pensar neles meu corpo, alma e coração se acalmam. Quero todos por perto, ninguém meu, pois não trabalhamos com posses, mas tenho interesse de ter os que amo por perto, de acompanhar suas caminhadas, vibrar junto com cada conquista e refletir sobre as ‘’derrotas’’. Vou abrir aqui um parêntese para uma foto que mudou todo o meu parâmetro sobre derrota.

Aqui eu acabara de levar o fora das galáxias. Ele foi tão certo e objetivo, sem joguetes ou enrolações. Só um fora e eu estava derrotada, claro. Foi o fora mais bonito que levei, jamais o esquecerei. E aí fui sofrer ouvindo o som da feira da Glória tomando uma cerveja, na companhia de Lua Ramos, que fez esta foto. E eu simplesmente amo esta foto. Me acho linda, plena, derrotada e de pé. 

Compartilho essa foto, pois é como nela que minha alma se encontra neste exato momento, em que ouvi, sim, e silêncios que dizem talvez, sim, me fala mais… E até a quem nada perguntei obtive resposta. Pois a vida é também assim. E o fato é que iniciamos na semana passada uma nova velha fase desse lugar, iniciamos o início da realização de um sonho antigo e hoje teremos mais. Serei mais clara, na terça da semana passada fiz mediação do Mirabilia – Roda de Contos do Mundo, um momento lindo, realizado em parceria com as Trovadoras Itinerantes (Josy Correa e Luciana Costa). nessa estreia tive a grata alegria e honra de conversar e ouvir contos delas as Trovadoras, mas também de Tâmara Bezerra e daquela que embalou e embala caminhos, Bia Bedran. Uma honra e um privilégio e foi incrivelmente lindo e interativo. Eu que ainda sou desacostumada com essa interação fiquei surpresa e entendi que vou ter de assumir os óculos, ou apelar para uma lente de contato. Pois só interage quem enxerga os comentários. Mas, isso não vem ao caso, o importante é que agora temos todas as penúltimas terças de cada mês uma roda de contos do mundo, repleta de histórias, ancestralidade, afetos e arte onde estiver. Em agosto por exemplo essa roda terá a participação de Raimundo Moreira, Luizete Carvalho aqui do Brasil e Fernando Guerreiro lá de Portugal.

LINK AO VIVO 1 MIRABILIA – #ARTEONDEESTIVER #ARTEORALIDADE

E na próxima terça, às 21 horas, temos mais uma estreia, onde Josy Correa conversa com o especialista em contos tradicionais do Brasil, o baiano Marco Aurélio, que hoje reside em São Paulo, e com Paulo Correia do núcleo de pesquisa de tradição oral e criador do catálogo de contos de tradição oral de Portugal. Distribuímos a edição com cortes, as lives acontecem sempre no canal da Escola de Narradores, sempre na última sexta de cada mês às 17 horas (BR). E pra fechar as terças com magia, amor, arte, alegria e boas histórias, na segunda terça temos uma edição com cortes do Ateliê da Escola de Narradores e na última terça de cada mês vocês terão a chance de conhecer mais e melhor essas Artevistas Trovadoras e Itinerantes, suas obras, percursos e trabalhos, sendo, vivendo, fazendo e existindo com arte onde estiverem.

E se ficou confuso guardem só que todas as terças temos programação de contos e estórias no canal da Lugar ArteVistas – arte onde estiver. Por falar no canal, vocês viram o programa de ontem? Foi o nosso último da temporada de aniversário. Não poderemos dizer que não celebramos esses oito anos. No programa além da emoção de ouvir alguns de nossos ArteVistas de casa, tem ainda a maravilhosa Rhaissa Bittar (SP) e o querido Daniel Groove (CE) e o programa acaba com Felipe Barros (BA) cantando Jorge Ben, na minha versão os ArteVistas estão chegando e é possível ver tantos maravilhosos que a alma até respira e solta peso que se dissipa no ar. Vira orvalho na transmutação. Assiste aí que vai gostar. E eu aproveito para mais uma vez agradecer a todos e cada um.

PROGRAMA DE ONTEM LUGAR ARTEVISTAS

E terão mais novidades porque aqui nada para e a rede de amor e arte só cresce. O que fica claro em rápida navegada pelos textos deste blog, de segunda à segunda, textos incríveis que inspiram reflexão crítica sobre a vida que se vive. Os temas são os mais diversos, assim como os seres que habitam este lugar. E que incrível o exercício da arte nesse lugar da leitura para desenvolvimento de empatias, sem com que se precise de respostas rápidas, ou qualquer consentimento, as emoções viram palavras e inspiram outras emoções, gerando afeto. Ai gente, acho isso incrivelmente lindo. Grata!

Manuzita entra pra essa família aqui no blog e Matheus ao que tudo indica só mudará o rumo, mas segue conosco e ainda creio que Bia vem junto. E esta semana estamos vivendo nova fase e novas forma de encontros entre nós, de certo tudo vai ficar ainda mais massa. chega junto que é bom.

Imagem de divulgação

Quem também chega chegando é Jão, que vai se somar na nossa comunicação nas redes e trabalhar para fortalecimento dessa bonequinha filha que chega chegando junto com outros elementos lindos que Klebson Alberto deu cor e protagonismos. 

Quanto ao nosso querido Poço da Draga, bem como nossos trabalhadores da cultura continuam precisando do seu apoio e boas energias para que passemos todos nessa tempestade geral apesar das embarcações diversas. Nesta semana encerramos com amor essa temporada de muitas lives no Instagram e aproveito para agradecer a cada ArteVista, e dizer que em breve teremos novidades lindas. E se liga que para encerrar temos papo com a presidenta da ONG VelauMar Marilac Lima, e o fechamento é também abertura com Marcelina Acácio e Bárbara Matias que cá escrevem e que vão compartilhar textos, reflexões, emoções e tanto mais. É isso! fico por aqui pois agora vou entrar em um papo lindo com nossa maravilhosa Karla Brito. Todos os papos estão no nosso IGTV. E até terça que vem. abraços em todos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s