Paulicéia Desvairada ou as utilidades dum guarda-chuva

Por Marcelina Acácio

“Onde até na força do verão havia tempestades de ventos e frios de crudelíssimos inverno”.
Fr. Luis de Sousa

Do poema Inspiração, do modernista Mario de Andrade, em Paulicéia Desvairada.

Desde o final de janeiro estou a viver São Paulo, muito moderadamente, porque afinal eu sou virginiana, e os virgos são chatos para sair de casa, especialmente se chove, se faz demasiado calor, ou se a casa que te acolhe é uma delícia, bem localizada no bairro da Pompéia, a poucos quilômetros do Sesc Pompéia, onde até 02 de fevereiro se era possível ver a belíssima, política e sensorial exposição “Entrevendo”, do artista Cildo Meireles. Puta, como esse cara é foda! Assim diria um paulista que aprecia arte. Aliás, coisa que me intrigou, poucas pessoas na rua, no bairro Pompéia sabiam onde ficava o Sesc Pompéia. O motivo da minha estada na “Paulicéia Desvairada” não podia ser outro, senão trabalho. Mas dessa vez, um trabalho especialíssimo, já que vim para fazer uma formação no Lume Teatro, o curso “Estudo Sobre o Corpo Sensível”, uma investigação profunda acerca do corpo da atriz, e claro, do ator, coloquei primeiro a atriz porque chega do masculino vir sempre à frente em tudo, né não?! Inclusive estou usando muitas palavras de gênero masculino no feminino.

Voltando…
O curso acontece em Barão Geraldo, distrito de Campinas, a 110,8 km de SP.
Campinas que é historicamente conhecida por já ter sido um grande polo agrícola e escravagista do estado de São Paulo, e foi também uma das últimas cidades a abolir a escravidão. Não à toa, o nome Barão Geraldo, porque afinal, os barões, os políticos e os generais são sempre honrados com nomes de ruas, avenidas, bairros e cidades.
Barão, terra antiga de barões do café, de negros retintos desumanizados, de sangue doce derramado, cercado de natureza, árvores altas, frutíferas, orquídeas, abacateiros nas ruas, e muitas, muitas flores, é também o lugar preferido de Iansã, já que raios e trovões dão o tom das tardes e noites tempestivas, frequentes. E é onde está situada a sede do Lume Teatro, grupo de importantíssima trajetória e que existe há 35 anos, criando possibilidades para o teatro e para o ensino do ofício da atriz/ator.
O curso encerra próximo dia 06/02, e dia 07/02 eu volto a São Paulo, onde devo permanecer até 11/02, data em que eu volto para casa.
Até lá, quero visitar a Bienal de São Paulo, que abre dia 08/02. O Theatro Municipal, e o que mais der para fazer, ou o que a minha disposição me permitir. Não quero ser uma alma chata, mas não me apetece a noite desvairada, “os bares cheios de almas tão vazias”, já dizia o Criolo.
O mais, tudo é fast food, e as pessoas são anônimas, porque na Paulicéia Desvairada, o tempo urge, o metrô surge, e ninguém se vê. Mas se eu disser que não existe amor, estarei mentindo, pois o encontrei em alguns recônditos lugares, que só eu sei onde ficam. E cada um que descubra aonde se esconde o afeto nas grandes metrópoles.

Sobre as utilidades dum guarda-chuva…

Aqui, como muito chove, muito se perde, e muito se esquece os guarda-chuvas.
Eu diria que, a principal função dum guarda-chuva não é proteger, mas sim, ser esquecido.
Digo isso porque ontem mesmo eu esqueci um guarda-chuva num bar, que havia tomado emprestado, voltei ao bar e nada mais estava, só o vazio. Mais vazio ficou o meu bolso tendo que comprar um novo guarda-chuva, que muito provavelmente também será esquecido.

P.S: Parece contraditório eu ter dito ao longo do texto que não me apetece ir a bares e casas noturnas e finalizar com um “eu esqueci um guarda-chuva num bar”. Eu elejo dias para sair.
Segunda-feira é o meu dia preferido para ir a bares, praias e a qualquer lugar. Porque o restante das gentes já usufruiu desses espaços no final de semana, e o que resta é o que me interessa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s