Uma tarde de descobertas no Museu

Havíamos acabado de fechar quadro de gravações para esta temporada da revista eletrônica cultural Lugar ArteVistas. Começamos a pesquisa e de cara chegamos à Av. Luciano Carneiro, por onde todos que viveram UFC e UECE, ou mesmo só o amor pelo Benfica deve ter passado algumas vezes, nos mais diferentes meios de transporte.

Eu passei muito por ela, mas nunca até este dia havia me perguntado quem haveria de ser o homem que nomeia a avenida. E quando coloco no Google, a primeira surpresa positiva, este homem tem sua obra e história exposta no Instituto Moreira Sales, um desses lugares que quando conhecemos respeitamos. Daí de cara a curiosidade aumentou, e muito.

Quem foi Luciano Carneiro? O que representou de nós? Até onde chegou? O que retratou? Você sabe? Se souber de alguma história sobre ele, nos conte por favor, queremos saber. Pois foi ao descobrir um pouquinho sobre o homem Luciano Carneiro e sua história como fotojornalista, que começamos a mudar alguns planos. E eu que na faculdade tanto estudei a revista Cruzeiro, nunca soube que era também feita por um cearense.

Em 1948, ingressou na equipe da revista O Cruzeiro, no Rio de Janeiro. Entre 1947 e o início dos anos 1950, a produção fotográfica de O Cruzeiro sofreu uma consistente inflexão em direção a um fotojornalismo mais humanista e engajado. Foi concretizada por fotógrafos como Luciano Carneiro, José Medeiros, Flávio Damm, Luis Carlos Barreto, Henri Ballot e Eugênio Silva, que passaram a integrar a equipe da revista nesta época, trazendo para as fotorreportagens de O Cruzeiro uma maior ênfase na objetividade e no caráter documental e jornalístico. Luciano Carneiro atuou como correspondente internacional de O Cruzeiro, realizando reportagens sobre a Guerra da Coreia, a vida no Japão e na Rússia, a África de Albert Schweitzer, o Egito de Nasser, a Iugoslávia de Tito, a Revolução Cubana de Fidel etc. Além disso, realizou matérias no Brasil sobre jangadeiros, posseiros, a seca no Nordeste, a herança do cangaço, as lutas estudantis, entre outras, e diversas matérias reunidas, em que revelava suas influências e modelos associados à fotografia humanista do pós-guerra praticada por fotógrafos como Henri Cartier-Bresson, Robert Capa, Robert Doisneau e W. Eugene Smith, entre outros.”  (https://ims.com.br/2017/06/01/sobre-luciano-carneiro/)

Dessa descoberta o contato com o Museu da Fotografia de Fortaleza, inaugurado em 2017, para sabermos mais sobre as exposições “Na Linha de Frente” e “Norte/Nordeste” e logo estavamos falando com Fernanda Oliveira. – Aqui sentimos amor por pessoas acessíveis! – Na sequencia o telefone toca e é Lara Veras, responsável pela assessoria de imprensa do Museu, com mil sugestões e um sorriso na fala que somada a nossa empolgação gerou a marcação deste papo. Conversariamos no mesmo dia com Fernanda Oliveira e André Lionh.

IMG_4161.JPG

Museu da Fotografia de Fortaleza – Vídeo

No dia marcado, uma sexta feira, lá estávamos, as 14:30 h/min e descobrimos que André não conseguiria chegar para o papo, que foi remarcado para domingo. Assim mudamos tudo e propusemos um tour pelo Museu da Fotografia, com Fernanda. No começo todos ainda um pouco travados, mas depois do decimo quinto passo, o papo pegou no tranco e o Museu nos surpreendia a cada novo andar e experiências compartilhadas. Da portaria ao terraço inúmeras histórias, sensações, descobertas e sentimentos!

Aqui estamos em estado de amor pelo Museu da Fotografia de Fortaleza.

Na equipe de gravação: Henrique Kardozo, Tiago Lima (imagens) Raisa Azevedo (Redes Sociais) e Roberta Bonfim (produção e apresentação). Edição de Crislânio Brandão.

Gratidão!

#arteondeestiver #artenomuseu

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s